alimentando e nutrindo sua qualidade de vida!

tel.: (24) 9-9267-6521 ou 9-8862-3244

Blog

voltar

Orientaçoes gerais para a gestante

05/11/2014

·  O acompanhamento da nutrição é importante para a garantia de um ótimo estado de saúde para mãe e filho;

·  Durante a gestação, devido à formação do feto e também devido ao aumento dos órgãos e estruturas físicas envolvidas na gestação, a mulher irá ganhar peso, que deve ser controlado e monitorado para prevenir complicações no parto e garantir a boa saúde e peso ideal do feto no nascimento. Em geral, o ganho de peso deve se dar entre 9 a 13 kg durante a gestação, com um ganho no primeiro trimestre variando de 900 a 2200 g e a cada semana posterior de aproximadamente 450g.

·  Alimentos como doces e tortas, sorvetes, refrigerantes, frituras podem promover um aumento de peso indesejável se ingeridos em excesso! Cuidado com eles!

·  Durante a gestação, não há uma dieta para restrição de peso, mas um monitoramento para que as gestantes com sobrepeso ou obesidade estejam bem nutridas, porém orientadas para não exceder a quota diária recomendada em seu esquema alimentar, garantindo assim o ganho de peso desejável, em média 6 a 9 Kg.

·  Para a mãe com baixo peso, esta será orientada devidamente, de forma a recuperar o peso para garantia de sua saúde e peso ideal do feto ao nascer.

·  Durante a gestação, a mãe deve comer “para dois” e não “por dois”. Não há necessidade de se comer em exagero, em quota dobrada e mais sim uma alimentação equilibrada e balanceada que irá suprir a necessidade de mãe e filho.

·  No primeiro trimestre de gestação, em vista da formação de tecidos do feto e alterações hormonais, a mãe pode se encontrar num quadro de vômitos e náuseas, azia, que pode ser corrigido aumentando o número de refeições diárias, sendo estas com menor volume, e composta em sua maioria de alimentos secos, evitando-se frituras, café ou chá, atentando-se para a boa mastigação dos alimentos e deglutição (engolir) lenta, e fazendo-se a ingestão de líquidos nos intervalos entre as refeições. Deve-se se evitar ainda os odores de cozinha, de perfumes, de sanitizantes que venham a desencadear o quadro, e usar roupas largas, que não venham a pressionar o estômago e intestino. É importante que a mãe mesmo com o quadro instalado, venha a se alimentar e efetuar a ingestão de líquidos de modo a evitar a desidratação e a perda ou ganho de peso abaixo do esperado.

·  A constipação ou prisão de ventre e hemorróidas também pode ocorrer em vistas de fatores hormonais e pela compressão do útero sobre o intestino, que pode ser corrigido ou atenuado com o aumento do número de refeições diárias em menor volume e pela ingestão de líquidos e alimentos fibrosos, como os vegetais e frutas, cereais integrais, evitando-se também aqueles alimentos listados na LISTA PARA ALIMENTOS FLATULENTOS E OBSTIPANTES.

·  Além da suplementação de vitaminas e minerais por medicamentos, é importante que a mãe inclua todos os grupos de alimentos em sua dieta, variando sempre e garantindo dessa forma o suprimento de todos os nutrientes necessários.

·  Atividade física é recomendada, desde que orientada e acompanhada pelo médico e pelo preparador físico.

·  Evite o álcool e o fumo, mamãe, prejudiciais ao bom desenvolvimento do seu filho!

·  A dieta do diabético consiste em refeições bem balanceadas para ajudar o controle da taxa de açúcar no sangue.

·  Alimentos ricos em açúcar serão restringidos porque liberam rapidamente o açúcar no sangue e exigem grandes quantidades de insulina para restabelecer o equilíbrio.

·  Faça as refeições e tome os lanches nos horários prescritos, para evitar a hipoglicemia.

·  Evite alimentos ricos em açúcar como geléias, doces, melado, tortas e bolos, refrigerantes.

Comentários dos produto

Receba nossas notícias por email

Tel.: (24) 9-9267-6521 ou 9-8862-3244